..::Vincent Van Gogh::..

by - 9:34 PM


Vincent Van Gogh
Para começar, Van Gogh é o meu pintor favorito (em segundo lugar vem Monet) e por ocupar este posto, decidi escrever um pouquinho sobre sua vida e obra... o texto a seguir foi retirado do meu livro de Artes do 1º ano (eu acho =/ ), que tem um capítulo dedicado inteiramente a ele, e foi com este texto que descobri a complexidade da obra  intensa de Vincent...
Falar de Van Gogh é falar sobre intensidade, paixão, loucura e genialidade. A vida deste grande artista foi rodeada por acontecimentos dramáticos a começar pelo seu nascimento e pela escolha do seu nome.
Vincent Willem Van Gogh nasceu em 30 de Março de 1953 em uma pequena aldeia holandesa, recebendo o nome de seu irmão Vincent Van Gogh - nascido no mesmo dia do ano anterior, que morrera prematuramente. Seu pai era pastor e havia enterrado o filho querido dentro da igreja. Diariamente durante anos ao entrar nela, o Van Gogh via estampado na lápide do irmão morto o seu nome.
Bem mais tarde, aos 15 anos, Vincent deixou a escola e passou a trabalhar em uma galeria de arte com o tio, na cidade de Haia. Após um período, foi transferido para filiais em outros países. Nessa época dedicou-se ao conhecimento da arte, desenvolvendo ainda seu senso estético.
Em Londres, apaixona-se por uma moça chamada Úrsula e experimenta sua primeira rejeição amorosa. Desesperado, retornou as terras holandesas. Cada vez mais melancólico e isolado, dedicou-se a leitura da Bíblia. Incentivado pela família Vincent  entrou para a escola de evangelização, contudo, ali também não foi entendido. Apesar disso, confiante de sua vocação, foi para Boringe (Bélgica) pregar como leigo os ensinamentos religiosos aos trabalhadores de minas de carvão. Afastado da família, correspondia-se com seu irmão Theo, que assistia com dinheiro e cartas. Em sua obra "Os Comedores de Batatas", ele expressou dramaticamente este momento. 

Os Comedores de Batatas 
Nuenen, The Netherlands: April, 1885 
Amsterdam, The Netherlands, Europe




Espiritualmente marcado pela miséria, ele retratou nessa tela o mundo em transição e as desigualdades sociais  por meio de luzes e cores sombrias que passam entre a memória recente da dor e da vibração religiosas dos claros-escuros do Barroco.
Doente, com fome e sem dinheiro, Vincent não poderia imaginar que no futuro, em 1987, em Londres seus quadros seriam  vendidos por 40 milhões de dólares. 
Seus primeiros estudos foram criados com base na obra de Jean-François Millet, artista que retratava paisagem da vida rural. De volta a Haia, com ajuda do irmão Theo, montou um ateliê. Suas primeiras pinceladas a óleo retratavam a paisagem holandesa. 
Em 1886, ao conhecer os impressionistas Renoir e Pissarro, Vincent passou a usar estudos de luz e pigmentos, criando uma estilística (visual) única, vibrante usando a cor livremente. Nessa fase da vida, Van Gogh sonhava em fundar uma colônia de artistas e convidar Gauguin para iniciar o projeto.
Resolveu, então, morar em Arles, no interior da França. A luminosidade exuberante da região despertou a genialidade do artista e fez surgir um estilo único, caracterizado pela expressividade dramática e beleza inigualável. 
Tecnicamente, Vincent aplicava a cor em traços como os impressionistas, contudo libertou a cor, aplicando arbitrariamente os pigmentos puros e utilizando pinceladas espessas para expressar intensidade das emoções. Apaixonadamente deixava-se invadir pela natureza e compartilhavar a angústia as flores e do êxtase do sol.
Após tanto caminhar, sofrer e rezar, aos 27, Vincent encontrou sua real vocação: A Arte. Um caminho sem volta, uma obsessão permanente, uma emoção única, uma paixão eterna.


Quando pinto uma maçã,
quero fazer sentir o suco por 
baixo da casca e as sementes
ansiando germinar.
Vincent Van Gogh

You May Also Like

1 comments

  1. João Luiz de OLiveira Silva BorgesMay 24, 2010 at 6:08 PM

    Legal essa biografia do Vincent Van Gogh.
    Coloca mais tá?
    sobre o Yann Tiersen,Chopin,Bach,Betovhen, XD coloquei errado,Villa-lobos,Ravel.
    Hiii... não vai da pra fala tudo t+.

    ReplyDelete