..::E na Estrada Real: Matias Barbosa::..

by - 12:50 PM

Faz um tempo que eu quero postar aqui umas fotos que tirei em Matias Barbosa, uma cidade pequenininha que é cortada pela Estrada Real, além de ter uns biscoitinhos e doces deliciosos a cidade ainda tem vários monumentos históricos tombados. Bem em frente ao Grupo Escolar tem uma placa com os principais bens tombados da cidade, como eu estava de passagem não deu para tirar fotos de todos, mas o que conseguir ver valeu a pena.




Um Pouquinho de História
O português Matias Barbosa, sertanista e grande potentado obteve, em 1700, a concessão de sesmaria às margens do rio Paraibuna. Esta sesmaria deu origem ao atual município. Situado na divisa do estado de Minas Gerais com o do Rio de Janeiro, foi criado o Registro de Matias Barbosa. Os registros eram postos de fiscalização e alfândega interna e onde eram cobrados os tributos das mercadorias que circulavam. Eles existiram em vários pontos do território da Capitania. Os registros integravam o sistema de cobrança de impostos pela Coroa portuguesa e que se definiam por uma persistente tendência de tudo tributar.
Em volta do Registro de Matias Barbosa formou-se um povoado, que, com a denominação de Nossa Senhora da Conceição de Matias Barbosa, foi elevado a distrito do município de Juiz de Fora em 1885. Em 1911, o distrito passou a ser apenas Matias Barbosa e com essa denominação foi elevado a município, em 1923, sendo seu território desmembrado de Juiz de Fora.

 Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Matias_Barbosa

You May Also Like

0 comments